Artesanato Criqué Caiçara. 2012 à 2014 - Iguape – SP
Coleções Flores, Pássaros e Seixos
Projeto criado e implementado em parceria com a designer Paula Dib
 ONGs Instituto Elos e Artesol
A Associação de Jovens da Juréia é formada por moradores locais com o intuito de preservar a cultura caiçara e gerar oportunidades de trabalho utilizando o saber artesanal, tradicional nessa comunidade. A partir do trabalho já feito com a caixeta, madeira nativa da Mata Atlântica e de manejo florestal certificado, foram criados produtos inspirados nos elementos encontrados na Estação Ecológica da Juréia. Observou-se detalhadamente o modo de fazer dos artesãos para que a criação da nova linha de produtos partisse daí. Toda a pesquisa de elementos naturais (formas e cores), bem como a escuta das histórias do lugar e das pessoas aconteceram em conjunto: artesãos, designers e apoiadores. Houve uma primeira etapa de experimentação de técnicas, misturando habilidades tradicionais com novas ferramentas, como a goiva no lugar da faca para fazer entalhes, de maneira que não interferissem no resultado, mas contribuíssem para a segurança e o conforto no trabalho.
Foram criados utensílios domésticos, itens de decoração e brinquedos, cujos projetos preveem o maior aproveitamento possível da madeira, inclusive pequenos retalhos. Como acabamento, além da valorização da madeira crua, foram inseridos no processo tradicional pigmentos à base de água, em substituição à tinta plástica antes utilizada, que além de esconder a textura natural da madeira, lascava com facilidade na estocagem, ocasionando perdas. 
Houve uma direção de design cuidadosa focada na potencialização do que já existia: a cultura local, o saber das pessoas, a abundância da natureza.
O grupo Criqué Caiçara participou em três edições da feira Craft Design com os produtos criados. Também recebeu o Segundo Lugar na categoria Ação Sócio Ambiental, no Prêmio Objeto Brasileiro em 2014, promovido pelo Museu A Casa.
Back to Top