Rede Arte da Ilha Guarujá. 2010 - 2011 Guarujá - SP
Projeto realizado via PROAC / ICMS - Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura
Produtos criados em parceria com a designer Paula Dib, em projeto da Associação Mundaréu.
A Rede Arte da Ilha Guarujá nasceu do projeto realizado pela Associação Mundaréu com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura. Teve como objetivo principal contribuir para a renovação e fomento do artesanato caiçara, através da identificação, valorização e apropriação dos ícones e referências culturais locais, a serem utilizados na criação de objetos que propiciassem melhoria da renda aos artesãos de cinco comunidades das zonas periféricas do município: Vila Zilda, Vila Áurea, Perequê, Santo Antônio e Marezinha.
O projeto partiu das características dos participantes e o contexto em que estão inseridos: situação econômica, social, cultural, saberes, origens, interesses, necessidades. Essas informações foram levantadas através de diagnóstico feito nas cinco comunidades, que permitiu conhecer quem são as pessoas, o que elas sabem fazer, quais as estruturas a que têm acesso e como conectá-las e fortalece-las, através de uma proposta de produção em rede. O objetivo principal era resgatar a atividade artesanal como meio de geração de renda, reconhecimento cultural e transformação pessoal para a melhoria da qualidade de vida.
Para isso foi criado um programa de qualificação empreendedora, cujo ponto de partida foi a realização de uma pesquisa de campo (levantamento iconográfico). Foram feitos registros das linhas, formas, texturas, cores da natureza, da arquitetura e das pessoas que habitam o Guarujá.  Esses registros foram distribuídos para as cinco comunidades. As artesãs que antes folheavam as revistas de artesanato buscando receitas do que criar, passaram a usar o levantamento iconográfico e tirar dali os motivos inspiradores de suas criações.
Back to Top